A ExxonMobil anunciou no último dia 30 sua nona descoberta no offshore da costa da Guiana, nosso vizinho ao Norte do Brasil. A descoberta foi feita a partir da perfuração do poço Hammerhead-1 e marcou a quinta descoberta de petróleo no bloco Stabroek.
“A descoberta de Hammerhead-1 reforça o potencial Guiana, onde a ExxonMobil já está maximizando o valor para todas as partes interessadas através de desenvolvimentos rápidos e acelerados e planos de exploração”, disse Steve Greenlee, presidente da ExxonMobil Exploration Company. “As opções de desenvolvimento do Hammerhead levarão em conta a avaliação contínua dos dados do reservatório, incluindo um teste de poço.”
O poço Hammerhead-1 está localizado a cerca de 20 km da primeira descoberta feita pela ExxonMobil no offshore da Guaiana, batizada como Liza-1. A Exxon é a operadora da área com 45% e tem como sócias a Hess (30%) e CNOOC (25%). A empresa tem planos de colocar uma nova sonda para operar na região para acelerar os trabalhos exploratórios e de desenvolvimento da produção.
E quanto petróleo a ExxonMobil já descobriu na Guiana?
As descobertas de Liza, Liza Deep, Payara, Snoek, Turbot, Ranger, Pacora e Longtail têm juntas, de acordo com a empresa, recursos recuperáveis que passam de 4 bilhões de barris de óleo equivalente (petróleo + gás).
Para se ter uma ideia, o campo de Lula, maior produtor de petróleo do Brasil e que deve ter seu desenvolvimento da produção encerrado neste ano, tinha, quando foi declarado comercial pela Petrobras, 6,5 bilhões de barris de petróleo recuperáveis. O campo produz no pré-sal da Bacia de Santos mais de 800 mil barris por dia de petróleo a partir de uma dezena de FPSOs.
Mero, primeira área de partilha da produção do país, declarada comercial ano passado pelo consórcio Petrobras, Total, Shell, CNPC e CNOOC, tem 3,3 bilhões de barris estimados como recuperáveis. É a maior descoberta do país depois de Lula.
E a demanda de bens e serviços?
A estimativa atual da ExxonMobil para a Guaiana é que haja demanda para instalação de pelo menos cinco FPSOs na região. Em 20 de dezembro de 2016, a Exxon anunciou que contratou com a SBM Offshore o afretamento de um FPSO para a produção na área de Liza. A empresa iniciou a conversão da unidade de produção no Estaleiro Keppel, em Singapura. A unidade terá capacidade para produzir 120 mil barris por dia de petróleo e deve iniciar a produção em 2021.
Abaixo as descobertas anunciadas pela ExxonMobil na Guiana
20 de maio de 2015
A Exxon Mobil anunciou descoberta de petróleo no Stabroek Block, localizado a aproximadamente 120 milhas offshore da Guiana. O poço encontrou mais 90 metros de reservatórios de arenito de alta qualidade. O poço atingiu profundidade de 5.433 metros
30 de junho de 2016
A Exxon Mobil anunciou que os resultados de perfuração do poço Liza-2, o segundo poço de exploração no bloco Stabroek, na costa da Guiana, confirmam uma descoberta com um recurso recuperável entre 800 milhões e 1,4 bilhões de barris equivalentes de petróleo.
12 de janeiro de 2017
A ExxonMobil anunciou resultados positivos do poço Payara-1, no offshore da Guiana. Payara é a segunda descoberta de petróleo da ExxonMobil no bloco Stabroek e foi perfurada em um novo reservatório. O poço Payara-1 encontrou reservatórios semelhantes com os que foram provados na descoberta Liza O poço atingiu 5.512 m de profundidade a 16 km da primeira descoberta.
30 de março de 2017
Anunciada nova descoberta com a perfuração do poço Snoek, que atingiu 5.175 metros. O poço foi perfurado a 9 km da primeira descoberta da área, feita com o poço Liza.
25 de julho de 2017
A Exxon anunciou que descobriu petróleo adicional no reservatório de Payara na costa da Guiana, aumentando a descoberta total de Payara para aproximadamente 500 milhões de barris equivalentes de petróleo. Estes resultados aumentam o volume recuperável bruto estimado para o bloco Stabroek para entre 2,25 bilhões de barris equivalentes de petróleo e 2,75 bilhões de barris equivalentes de petróleo.
5 de outubro de 2017
Anunciada a quinta descoberta de petróleo na região depois da perfuração do poço Turbot-1. O poço foi perfurado a 50 km do poço pioneiro Liza e atingiu 5622 metros.
28 de fevereiro de 2018
A perfuração do poço Pacora-1 encontrou óleo de ótima qualidade a 5.597 de profundidade.
20 de junho de 2018
Anunciada a oitava descoberta de petróleo na região com a perfuração do poço Longtail-1, que segundo a empresa cria um potencial extra para área. O poço atingiu profundidade de 5.504 e está sendo perfurado pela sonda Stena Carron.
31 de agosto de 2018
Nona descoberta anunciada pela ExxonMobil na Guiana depois da perfuração do poço Hammerhead-1 , que está localizado a cerca de 20 km da primeira descoberta feita pela ExxonMobil no offshore da Guaiana, batizada como Liza-1