Conteúdo local: ExxonMobil e Chariot reduzem índice e bonificação recebe apoio

5 iniciativas em gestão de suprimentos para melhorar a lucratividade dos estaleiros. Na imagem: Plataforma P-62, construída no estaleiro Atlântico Sul, em Pernambuco (Foto: Divulgação)
Plataforma P-62, construída no estaleiro Atlântico Sul, em Pernambuco (Foto: Divulgação)

ExxonMobil e Chariot têm conteúdo local reduzidos em contratos
A Agência Nacional do Petróleo aprovou o pedido de redução de índices de conteúdo local de seis blocos exploratórios operados pela ExxonMobil e a Chariot Oil & Gas. A decisão foi publicada nesta segunda-feira (20/8) no Diário Oficial da União. Também foi publicada a alteração no contrato da área de Libra, primeira área de partilha da produção do país, arrematada pelo consórcio Petrobras, Total, Shell, CNPC e CNOOC em 2013.

Exxon. Os blocos POT-M-475 e CE-M-603 foram arrematados pela ExxonMobil na 11a rodada de licitações da ANP. Na Bacia Potiguar, a empresa – que tem compromisso com a ANP para perfuração de um poço – está licenciando até seis leads exploratórios. Na Bacia do Ceará, o bloco CE-M-603 tem compromisso exploratório de um poço.

Chariot. A Chariot opera quatro blocos exploratórios na Bacia de Barreirinhas, no estado do Maranhão. A empresa identificou sete prospectos a partir da campanha de aquisição de dados sísmicos na área dos blocos BAR-M-292, BAR-M-293, BAR-M-313 e BAR-M-314. Agora, busca sócios para diluir riscos nas campanhas de perfuração.

Veja todos os blocos com pedido de redução de conteúdo local recebidos pela ANP: https://goo.gl/BDGDMA

Equinor desiste de áreas no Espírito Santo
A Equinor desistiu da concessão dos blocos exploratórios BM-ES-40 e BM-ES-41, na Bacia do Espírito Santo. A petroleira devolveu a concessão das duas áreas para a Agência Nacional do Petróleo (ANP), que agora poderá incluir os blocos na oferta permanente de áreas.

Dendê A norueguesa entrou nos projetos em janeiro de 2017, quando adquiriu 50% das fatias parte das fatias da OGX e da chinesa Sinochem no projeto e passou a operar as áreas em parceria com a Perenco (50%). Na área estava o prospecto de Dendê, onde a Equinor tinha até 26 de outubro para decidir se perfurava um poço firme.

Veja mapa interativo com todas as áreas offshore na Bacia do Espírito Santo: https://goo.gl/xjTz7f

Bonificação do conteúdo local recebe apoio e ANP pretende aprovar até o fim do ano
A Agência Nacional do Petróleo (ANP) está trabalhando para aprovar até o final de 2018 a proposta de bonificação de créditos para conteúdo local no Pedefor (Programa de Estímulo à Competitividade da Cadeia Produtiva, ao Desenvolvimento e ao Aprimoramento de Fornecedores do Setor de Petróleo e Gás Natural). A proposta deve ser levada a uma consulta pública para ouvir a sociedade antes de sua votação.

Incentivo. A agência entende que pode incentivar petroleiras com atuação fora do país a comprar dentro do país para conseguir bonificar em seus projetos por aqui. O projeto de Liza, tocado pela ExxonMobil na Guiana, é um exemplo. A FMCTechnip está fornecendo árvores de natal para o projeto, que terá dois FPSOs encomendados com a SBM Offshore. Em outro caso, a Tenaris despachou recentemente 230 km de tubos com costura para um dos maiores projetos de exploração de gás no Egito.

Inédito. A proposta de bonificação feita pela ANP conseguiu unificar petroleiras e fornecedores. Na última sexta-feira, a agência recebeu nota de apoio ao projeto de associações e federações de indústrias favoráveis ao projeto. As entidades pedem urgência na discussão e aprovação do tema.

Carta. Abdib, Abespetro, Abimaq, Abitam, Fieb, Fiemg, Fiesp, Findes, Firjan, Instituto Aço Brasil, Onip e Sinaval enviaram carta ao Pedefor pedindo urgência na discussão do tema. IBP também manifestou apoio.

Leia mais: https://goo.gl/KCgoYM

003 Ponto Final – a política energética em treze planos de governo
Ponto Final é o programa semanal da agência epbr, no formato de podcast: eleições e política energética. Nesta semana, um especial de mais de 40 minutos apenas sobre os planos de governo de (quase todos) os treze candidatos que estão na disputa.

00:00:10 Abrimos o programa com Bolsonaro e, já que o candidato do PSL diz não entender de Economia, nos perguntamos quem escreveu o seu plano de governo para as áreas de petróleo e energia, que vai a um nível de detalhes surpreendente.

00:14:31 PT batizou a proposta de governo para essas eleições de Plano Lula e não a toa: a política energética prometida pelo partido é de resgate dos programas do governo do ex-presidente. Mas o que é discurso e qual foi a prática?

00:24:01 Ciro Gomes, quem acompanha o Ponto Final e a nossa cobertura aqui na epbr já sabe: rescisão de contratos de partilha (e concessão?), “com as devidas restituições”. Plano, em parte, alinhado com o que querem os candidatos estatistas Guilherme Boulos (Psol), João Goulart Filho (PPL) e Vera Lúcia (PSTU).

00:29:43 Marina Silva, da Rede Sustentabilidade, repetiu a estratégia de 2014 e não tratou de pré-sal em seu plano de governo. Há quatro anos, pegou mal, mas nessas eleições de 2018 a candidata pode responder que ao não tratar de petróleo, traz um plano robusto de transição energética e geração de empregos por meio de geração de energia renovável.

00:35:04 Geraldo Alckmin (PSDB), Henrique Meirelles (MDB) e João Amoedo (Novo); um bloco proporcional ao espaço dedicado à política energética dos “candidatos do mercado”.

Escute o podcast: https://goo.gl/2duUEV

— O que está em jogo?

Replan parada
A Petrobras informou na manha desta segunda-feira um incêndio na Refinaria de Paulínia (Replan), em SP. Segundo a empresa, não houve feridos e o incêndio já foi debelado. Equipes da Petrobras e do Corpo de Bombeiros continuam no local realizando o rescaldo. A produção foi preventivamente paralisada e uma comissão será instaurada para avaliar as causas da ocorrência.

Comercialização de óleo e gás da União
O Ministério de Minas e Energia realiza nesta segunda-feira o Workshop I – Comercialização de Óleo e Gás da União. O evento acontece 11 dias antes do segundo leilão do petróleo da União, agendado para 31 de agosto na B3 (antiga Bovespa). A PPSA, estatal que administra a parcela da União no petróleo do pré-sal, está se habilitando para ser exportadora do petróleo. Entenda: https://goo.gl/fwWSgi

PPSA em São Paulo
A Pré-Sal Petróleo SA (PPSA), estatal que administra a parcela da União no petróleo do pré-sal, vai instalar uma filial em São Paulo. A empresa abre nesta segunda-feira licitação para contratação de empresa especializada na disponibilização de espaço físico independente exclusivo e serviços administrativos. As propostas são recebidas a partir do dia 20 e serão abertas em 5 de setembro.

Conteúdo local
A ANP acreditou nesta segunda-feira a TÜV Rheinland do Brasil para fazer certificação de conteúdo local no país.

— epbr leu

Explosão e incêndio em refinaria da Petrobras assusta moradores em Paulínia
Um incêndio atingiu na madrugada desta segunda-feira (20) uma refinaria da Petrobras, em Paulínia, no interior de São Paulo. Não há informações de feridos. Por volta da 1h, moradores da região ouviram explosões na Replan (Refinaria de Paulínia) e ligaram para o Corpo de Bombeiros, que enviou equipes ao local para ajudar no combate ao fogo. folha

Dirigente da Odebrecht deixa cargo após virar réu por suspeita de corrupção
O vice-presidente jurídico do grupo Odebrecht, Maurício Ferro, pediu para deixar o cargo na noite desta sexta-feira (17) após se tornar réu por suspeita de corrupção. Ele é acusado de ter participado do processo que resultou na edição de uma medida provisória pelo governo Lula, em 2009, em troca de doação de R$ 50 milhões para o caixa dois do PT, segundo Marcelo Odebrecht, ex-presidente do grupo. folha

RenovaBio deve estimular cogeração da cana
Desenhado para estimular o consumo e a produção de biocombustíveis por meio de metas de descarbonização para o setor de transportes, o programa RenovaBio poderá acabar também impulsionando a cogeração de energia elétrica a partir de biomassa.  valor

Murillo Mendes, da Mendes Júnior, morre aos 93 anos
O empresário Murillo Mendes, presidente da construtora Mendes Júnior, morreu aos 93 anos na madrugada de domingo em decorrência de um infarto. O corpo foi enterrado ontem, em Belo Horizonte, em uma cerimônia restrita aos parentes. Ele estava afastado do comando diário da companhia há um ano. Há dois meses, Murillo perdeu a esposa, Lúcia Mendes.  valor

Aneel e Eletrobras resolvem impasse na Amazonas Distribuidora
A Aneel incluiu na pauta da sua reunião de amanhã a deliberação sobre a desverticalização da Amazonas Energia, mesmo sem a conclusão da transferência do contrato de compra de combustíveis para o braço de geração e transmissão da companhia. Em um cenário excepcional, a compra de combustíveis para geração de energia passará a ser feita pela Amazonas Distribuidora, reembolsada pela Amazonas Geração e Transmissão (Amazonas GT), que é quem vai, de fato, utilizar o insumo para geração de energia na região.  Valor.

— Fique de olho

Michel Temer
14h30 Eliseu Padilha, Ministro-Chefe da Casa Civil da Presidência da República; Gilson Libório de Oliveira Mendes, Secretário-Executivo da Justiça; Joaquim Silva e Luna, Ministro de Estado da Defesa; Wellington Moreira Franco, Ministro de Estado de Minas e Energia; Edson Duarte, Ministro de Estado do Meio Ambiente; Gustavo do Vale Rocha, Ministro de Estado dos Direitos Humanos; Carlos Marun, Ministro-Chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República; Sergio Etchegoyen, Ministro-Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República; Grace Maria Fernandes Mendonça, Advogada-Geral da União; Wallace Bastos, Presidente da FUNAI; Suely Guimarães, Presidente do IBAMA
Local: Palácio do Planalto

15h00 Eliseu Padilha, Ministro-Chefe da Casa Civil da PR; General Silva e Luna, Ministro de Estado da Defesa; Moreira Franco, Ministro de Estado de Minas e Energia; Edson Duarte, Ministro de Estado do Meio Ambiente; Gustavo Rocha, Ministro de Estado dos Direitos Humanos; Sergio Etchegoyen, Ministro-Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da PR; Grace Maria Fernandes Mendonça, Advogada-Geral da União; Senador Romero Jucá (MDB/RR), Líder do Governo no Senado Federal; Gilson Libório de Oliveira Mendes, Secretário-Executivo do Ministério da Justiça; Luis Carlos Cazetta, Secretário-Executivo do Ministério Estado da Segurança Pública; Antonio Gil da Silveira, Diretor de Saneamento da Caixa; Suely Araujo, Presidente do Ibama; Wallace Moreira Bastos, Presidente da Funai; Wilson Ferreira Junior, Presidente da Eletrobrás
Local: Palácio do Planalto

15h00 Eliseu Padilha, Ministro-Chefe da Casa Civil da Presidência da República; Gilson Libório de Oliveira Mendes, Secretário-Executivo da Justiça; Luís Carlos Cazetta, Ministro da Segurança Pública, Substituto; Joaquim Silva e Luna, Ministro de Estado da Defesa; Embaixador Marcos Galvão, Secretário-Geral das Relações Exteriores; Rossieli Soares da Silva, Ministro de Estado da Educação; Jocelino Francisco de Menezes, Secretário-Executivo do Ministério da Saúde, Substituto; Moreira Franco, Ministro de Estado de Minas e Energia; Esteves Colnago, Ministro de Estado do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão; Gilberto Kassab, Ministro de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações; Edson Duarte, Ministro de Estado do Meio Ambiente; Gustavo do Vale Rocha, Ministro de Estado dos Direitos Humanos; Carlos Marun, Ministro-Chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República; Sergio Etchegoyen, Ministro-Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República; Grace Maria Fernandes Mendonça, Advogada-Geral da União; Wallace Bastos, Presidente da FUNAI; Suely Guimarães, Presidente do IBAMA; Sidrack de Oliveira Correia Neto, Secretário do Patrimônio da União do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão
Local: Palácio do Planalto

Ministro de Minas e Energia
Moreira Franco

11h00 Reunião: Diretor Geral da ANP, Décio Oddone.
Assunto: Assuntos do Setor
Solicitante: Décio Oddone – ANP
Participantes:
João Vicente – SPG
Guilherme Syrkis – GM
Local:  Ministério de Minas e Energia

15h00 Reunião: Presidente Michel Temer
Assunto: Linhão Roraima/ Índios
Local:  Palácio do Planalto.

Ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços
Marcos Jorge Lima

11h00  Reunião Governamental: Reunião com Ministro Substituto do TCU, Augusto Sherman Cavalcanti
Daniel Sigelmann e Leonardo Rangel (Casa Civil)
Adriano Pereira de Paula (STNMF)
Evaldo da Silva Jr.(MAPA)
Jorge Arbache (MPDG)
Marcelo Estevão (MF)
Embaixador Santiago Mourão (MRE)
Local: Sede do TCU

14h30 Audiência: Marcio Novaes, Presidente da ABRATEL
Solicitação: ABRATEL.
Assunto: Visita de cortesia.
Local: MDIC

Aneel
​Diretor-Geral, André Pepitone
Despacho interno

Diretor Efrain da Cruz
Agenda não divulgada até o fechamento desta edição

Diretor Rodrigo Limp

14h00 Energisa – Reajuste Tarifário Anual. Processo 48500.003148/2018-29.

14h30 Energisa – Processo: 48500.003779/2005-06 Assunto: Pedidos de medida cautelar, interpostos pelas empresas Galera Centrais Elétricas S.A. e Energisa Mato Grosso – Distribuidora de Energia S.A., em face do Despacho nº 1.610/2018, emitido pela SRM.

16h00 Rossi Residencial S/A – Processo 48500.002935/2017 – Recurso Administrativo interposto pela Rossi Residencial S.A. em face do Despacho nº 4.317/2017, emitido pela SMA.

Diretor Sandoval Feitosa Neto

16h30 Processo Administrativo nº 48500.004245/2012-43, de desverticalização da Amazonas Distribuidora de Energia.

ANP
Diretor-Geral, Décio Oddone

6h20 Embarque para Brasília/DF
Local: Aeroporto Santos Dumont – Rio de Janeiro/RJ.

11h00 Reunião com o Exmo. Sr. Ministro Wellington Moreira Franco
Pauta: Assuntos do Setor.
Local: Sede do Ministério de Minas e Energia – Brasília/DF

13h00 Embarque para o Rio de Janeiro/RJ
Local: Aeroporto Internacional de Brasília/DF

17h30 Abertura do 49º Congresso Brasileiro de Geologia (49º CBG) e Expogeo 2018
Acompanha: Fernando Manso.
Local: Centro de Convenções SulAmérica – Rio de Janeiro/RJ.