Offshore

3R Petroleum anuncia retomada da produção em Papa-Terra

Petroleira tinha parado para reparar sistema de offloading do FPSO

3R fecha, com Bahiagás, seu primeiro contrato para venda de gás natural. Na imagem: Dois trabalhadores em planta da 3R Petroleum. Vestem macacão verde escuro com sinalizações de segurança e logo escrito "3R Petroleum", com destaque, nas costas. Usam capacete branco. Um deles aponta para as instalações com o braço esquerdo estendido (Foto: Divulgação)
Trabalhadores em planta da 3R Petroleum (Foto: Divulgação)

A 3R Petroleum anunciou nesta segunda-feira (29/5) que está retomando a produção no Pólo Papa-Terra, , em águas profundas da Bacia de Campos. A parada ocorreu no dia 15 de maio devido a restrições no sistema de offloading da plataforma 3R-3 (FPSO) e ao limite de capacidade de estocagem dos tanques de óleo.

A empresa informou que o reparo do FPSO foi concluído no dia 24 de maio e na mesma data foram iniciados os procedimentos para retomada da produção.

“No momento, o poço PPT-51 está em operação e a companhia aguarda a chegada de navio aliviador para nova operação de offloading nos próximos dias, antes da reabertura de mais dois poços”, afirmou a 3R em comunicado ao mercado.

O Pólo Papa-Terra foi comprado da Petrobras por US$ 105,6 milhões.

O volume original de óleo e gás in place estimado pela ANP é de 2 bilhões de barris de óleo equivalente, com densidade entre 12° e 16° API e baixo nível de contaminantes. De acordo com dados da 3R Petroleum, a fração recuperada atual está próxima a 2%, enquanto a média da Bacia de Campos é de cerca de 16%.