Ministro confirma que corte no orçamento pode afetar usinas nucleares

BRASÍLIA – O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, confirmou nesta quinta-feira (22) que o contingenciamento no orçamento da pasta pode afetar a produção de combustível para as usinas nucleares  Angra 1 e Angra 2. Albuquerque, entretanto, destacou que não há possibilidade de apagões no País.

O corte no orçamento pode fazer que com que a estatal Indústrias Nucleares do Brasil (INB), vinculada ao MME, tenha que importar um número maior de insumo para garantir o funcionamento das usinas, segundo o chefe da pasta.

[sc name=”adrotate”]

“Comprar combustível de outros países já é feito porque não somos autossuficientes na produção. [Mas] esse contingenciamento afeta a empresa”, disse.

A epbr teve acesso a nota técnica do MME, enviada pela secretária-executiva Marisete Pereira, ao Ministério da Economia, que alerta a possibilidade de desabastecimento de insumos básicos para o funcionamento das usinas nucleares, caso haja contingenciamento proposto na Proposta de Lei Orçamentária de 2020.

A secretária solicita no ofício ao ministro da Economia a expansão do orçamento da pasta de R$ 600,3 milhões para R$ 1,1 bilhão.

[sc name=”newsform”]