Empresas

Eletrobras vende participação na Copel

Medida faz parte da estratégia da companhia de simplificar estrutura e portfólio, o que inclui a venda de participações minoritárias e não estratégicas

Eletrobras vende participação minoritária na Companhia Paranaense de Energia (Copel). Na imagem: Detalhe da fachada com logo da Eletrobras (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)
Detalhe da fachada com logo da Eletrobras (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

A Eletrobras anunciou na noite desta segunda-feira (4/9) que vendeu sua participação minoritária na Companhia Paranaense de Energia (Copel). A medida faz parte da estratégia da companhia de simplificar sua estrutura e portfólio, o que inclui a venda de participações minoritárias e não estratégicas.

A venda de 15.307.740 ações ordinárias da Copel rendeu R$ 125,3 milhões para a Eletrobras. Com isso, a empresa reduz para 19 o número de participações societárias minoritárias em empresas coligadas e participadas.

Reorganização da Eletrobras

Desde 2016, a Eletrobras tem implantado uma série de medidas para enxugar as operações e simplificar a estrutura. Esse processo foi ampliado e acelerado significativamente com a privatização.

As ações incluem a redução de pessoal, de cargos de liderança, venda de ativos não estratégicos e Sociedades de Propósito Específico (SPEs) e centralização dos processos decisórios na holding.

O número de funcionários caiu 30% desde o primeiro trimestre de 2022, de 12 mil para 8,5 mil. E os cargos de liderança, de 916 para 757, redução de 17,4%.

As subsidiárias foram transformadas em subsidiárias integrais e foram eliminadas 48 posições em órgãos de governança, como a extinção dos conselhos de administração na CGT Eletrosul, Eletronorte e Furnas. O número de SPEs caiu de 178, em 2016, para 73, no primeiro trimestre deste ano.

O plano inclui ainda venda do portfólio de térmicas a gás e de participações nas distribuidoras Energisa.