Combustíveis e Bioenergia
Pegada de carbono das baterias – parte 1: do 8 ao 80
Variedade de processos de produção e falta de padronização dificultam mensuração das emissões de GEE associadas à fabricação de baterias
Químico industrial e especialista em petróleo e gás. É analista de Inteligência de Mercado da Petrobras. Escreve na primeira terça-feira de cada mês.
Químico industrial e especialista em petróleo e gás. É analista de Inteligência de Mercado da Petrobras. Escreve na primeira terça-feira de cada mês.
Combustíveis e Bioenergia
Variedade de processos de produção e falta de padronização dificultam mensuração das emissões de GEE associadas à fabricação de baterias
Combustíveis e Bioenergia
Cobre emerge como elemento essencial para a transição global, pelo amplo uso na geração renovável e tecnologias emergentes
Biocombustíveis
O coprocessamento é uma solução que pode contribuir na produção de combustíveis de aviação de menor emissão, escreve Marcelo Gauto
Combustíveis e Bioenergia
Radiação solar emerge como força motriz central para diversificação do panorama energético, escreve Marcelo Gauto
Biocombustíveis
A entrada do diesel renovável, somado ao biodiesel, permitirá aumentar o conteúdo renovável do diesel comercializado no país, escrevem Marcelo Gauto, Leonardo Martins Barbosa, Ricardo Drolhe Montaury Pimenta e José Luiz Zotin
Combustíveis e Bioenergia
O aumento dos investimentos em energia renovável implica em maior consumo de energia, sustentada pelas fontes disponíveis, escreve Marcelo Gauto
Biocombustíveis
Neste último capítulo, um breve ensaio a respeito dos custos e emissões evitadas por veículos tradicionais, híbridos e elétricos
Biocombustíveis
Híbridos com biocombustíveis sustentáveis tem emissões de GEE menores do que os veículos puramente elétricos, escreve Marcelo Gauto
Combustíveis e Bioenergia
Ênfase excessiva dada aos veículos elétricos puros retarda a descarbonização da frota de veículos; maximização dos híbridos seria mais eficaz, avalia Marcelo Gauto
Combustíveis e Bioenergia
A jornada para a transição energética contém freios e há várias razões pelas quais não se pode esperar uma transição instantânea, escreve Marcelo Gauto